Este é o meu quartinho de bagunça. Da embalagem vazia de Chokito ao último livro do Saramago que eu não terminei de ler, você encontrará aqui de tudo um pouco.

sexta-feira, agosto 25, 2006

The mother is on the table

Minha mãe fez uma redação no curso de inglês e veio mostrá-la pra mim, toda contente. A professora pediu que cada aluno escrevesse sobre uma pessoa da família, e ela escreveu sobre... bem, um doce pra quem adivinhar! Depois que cada um leu seu textinho modesto sobre seu ente familiar modestinho, todos aplaudiram minha mãe de pé; os homens solteiros se assanharam pra conhecer-lhe a filha; as outras mães morderam a língua de inveja; e a professora precisou respirar fundo pra criar distanciamente crítico, a fim de poder separar conteúdo de forma e avaliar a autora por seus próprios méritos, e não pelos méritos do ente familiar. Traduzindo, mas mantendo-me fiel aos errinhos fofos da aluna fofa num nível fofo de aprendizado de idioma estrangeiro, eis aqui o que mais ou menos dizia a redação de mamã:

A Srta. Vanessa é minha filha e professora de inglês. Ela é 32 anos e é medicina veterinária na RJ Prefeitura. Ela é uma garota bonita com cabelo curto e escuro. Ela geralmente usa uns vestidos longos bonitos e uma flor no cabelo. Ela é uma pessoa ativa de verdade e extremamente gentil e generosa e sempre ajudar cães e gatos. Vanessa é uma pessoa especial. Eu a amo tanto! Ela é escritora também.



TEXT INTERPRETATION
1) Mães sempre acham que seus filhos têm (ou são) dois anos a menos.
2) Mães sempre ignoram que o cabelo dos filhos está rosa ou roxo, pois nunca esquecem da cor de nascença;
3) Mães têm uma percepção vagamente poética (e distraída) do estilo fashionista dos filhos (então o neohippie veganês fica reduzido a uma emblemática flor de pano ou crochê no cabelo);
4) Mães acham seus filhos o máximo e, por mais que eles não sejam ativos de verdade, nem nada demais (de verdade), elas sempre vão tirar onda dos feitos supostamente atribuídos a eles;
5) Mães acabam aceitando, ainda que na última linha, que os filhos sejam outras coisas além daquelas que elas sempre sonharam pra eles.