Este é o meu quartinho de bagunça. Da embalagem vazia de Chokito ao último livro do Saramago que eu não terminei de ler, você encontrará aqui de tudo um pouco.

quarta-feira, dezembro 28, 2005

Os top-ten malas do ano, segundo Xexéo

Todo ano o Artur Xexéo elege, junto com seus já tradicionais 17 leitores (eu entre eles), o mala do ano. Em 2005, a luta pelos 10 primeiros lugares foi acirradíssima, mas Lula não deixou pra ninguém o primeiro lugar, tendo disparado na frente com 41% dos votos. Adorei ver o Dirceu bem classificado em segundo, mas eu fazia uma expectativa muito forte de que o Fernando Morais pegasse, no vácuo, um natural terceiro lugar, que acabou ficando, merecidamente, com o Bob Jeff -- provavelmente pela inesquecível interpretação caidaça de uma canção de Lupicínio no programa mala nobre do Jô Soares.

Este ano, contudo, a boa surpresa ficou por conta dos nono e décimo lugares, numa lúcida demonstração de consciência ecológica dos (e)leitores da coluna: o coronel-bombeiro Marcos Silva (figurinha onipresente nas operações de captura de pingüins e afins) e o Secretário de Defesa dos Animais, Victor Fasano. O brasileiro adora esse lance de meio ambiente, mas de bocó, pelo visto, não tem nada.
"Para fechar a lista temos uma mala que faz anos não aparece: Victor Fasano, o secretário municipal especial de promoção e defesa dos animais. Fasano é aquele que assumiu dizendo que o cargo era apenas um trampolim para o Ministério do Meio Ambiente. E fechou o ano com denúncias de recebimento de verbas inexplicáveis. É a mala ecológica. Quando faz novela — como aconteceu este ano — não chega a ser mala. É só canastra! " (in Coluna do Xexéo, Segundo Caderno, O Globo, 28/12/05)