Este é o meu quartinho de bagunça. Da embalagem vazia de Chokito ao último livro do Saramago que eu não terminei de ler, você encontrará aqui de tudo um pouco.

quarta-feira, junho 28, 2006

Budaísmo



Tudo parecia estar dando errado em sua vida, então ela resolveu acatar os conselhos de seu personal tarólogo e decidiu se espiritualizar num templo budista. Nunca tinha pisado num, por isso telefonou na véspera pra saber o que vestir e a melhor hora pra chegar: precisava de instruções pra se misturar aos demais fiéis sem dar muito na pinta.

Como tudo parecia estar dando errado em sua vida, se atrasou 20 minutos justo no primeiro dia! No templo chegando, encontrou duas pessoas já no clima: um vestido à la Dalai Lama - provavelmente o monge -, e outro à paisana, que lia um folheto enquanto o primeiro entoava um mantra. Discretamente, enquanto o monge beijava o chão, perguntou pro coleguinha de budismo onde devia se sentar. Quando ele finalmente ouviu a pergunta sussurada entre os dentes da moça, disse com toda a sinceridade de seu coração: "Sei lá, ué." E eis que o monge percebe que ela, justo ela, a segunda ali, perturbava a paz do templo; e por isso, e não para puni-la, mas para que ela se sentisse especial, convida-a a sentar-se a seu lado e entoar com ele mantras cujas letras ela sequer conseguia entender, que dirá reproduzir. Porque tudo em sua vida parecia estar dando errado, e numa situação dessas não se pode dizer não a líder religioso algum, que vai que ele se zanga e lhe roga um karma, ela foi lá pra frente. E depois de 3 intermináveis minutos tentando, sem conseguir, reproduzir uma sílaba sequer dos mantras malucos do careca de burka, ela interrompe o culto, missa, ela nem sabe bem o quê, e diz assim praquela platéia de dois: "Olha, gente, eu não tô entendendo nada, nada vezes nada! Cheguei atrasada, me desculpem, mas eu juro que volto outro dia e tento tudo de novo, OK?" E saiu sem olhar pra trás, com o que lhe restava de dignidade, os olhos marejados de lágrimas de bocejo e uma vontade infinita de dormir pra nunca mais acordar.


Ainda havia 23 outros templos budistas na cidade. Nocupardal que ela ia deixar de ser budista só por causa desse maU* começo.
*Valeu, Abadessa Souphy-querida!