Este é o meu quartinho de bagunça. Da embalagem vazia de Chokito ao último livro do Saramago que eu não terminei de ler, você encontrará aqui de tudo um pouco.

segunda-feira, dezembro 11, 2006

Porque eu quero ser baiana

1. Porque na Bahia tudo é místico, e não adianta lutar contra isso: o mundo é puro mistério, nada na vida acontece como a gente planeja e a única solução é aceitar com resignação os conselhos de um bom pai de santo ou de uma boa cigana e ir tocando nossa boiada com muito desapego e banho de descarrego;

2. Porque a Ana, a Márcia e Bethânia são da Bahia, e porque toda menina baiana tem encanto que Deus dá;

3. Porque meu sobrinho, o Cara, é um híbrido interessante de paulista, carioca e baiano, que diz "me dê", "ajude, vovô" e come tudo o que a baiana puser no tabuleiro, sem contestar ingredientes ou temperos (o que eu acho muito delicado, especialmente num híbrido de draga e criança de quatro anos);

4. Porque meu irmão é um novo baiano e porque eu estou apaixonada por ele de novo, exatamente como quando eu tinha 1 ano e ele me fazia gargalhar horrores quando destruía o móbile de meu berço com sua espada estelar do Darth Vader;

5. Porque o baiano te olha no olho e pergunta: "oxi, que tristeza é essa?". E quando ele pergunta assim, e te espreme o braço como se quisesse extrair uma dor ou uma resposta, dá vontade de chorar e responder: "Bicho, você tem 3 dias pra ouvir?", e daí contar a vida inteira.

6. Porque, na verdade, eu tô tristonha e com essa estranha sensação de que a festa está a cerca de 1500km de distância de mim, mas eu chego lá.

Vamo que vamo. Andá com fé eu vou, que a fé não costuma faiá.