Este é o meu quartinho de bagunça. Da embalagem vazia de Chokito ao último livro do Saramago que eu não terminei de ler, você encontrará aqui de tudo um pouco.

sexta-feira, janeiro 26, 2007

O proprietário responsável e o cão-cidadão

Como veterinária de pequenos animais, considero uma lástima que minha profissão ainda seja mal interpretada, por muita gente boa, como uma atividade fútil, limitada ao corte de unhas, controle de pulgas e vacinas de cães e gatos. O veterinário é um profissional de Saúde Pública da maior importância. Quando castra um animal, ele está evitando o alastramento desastroso da indústria de filhotes, que despeja milhares de animais nas ruas todos os anos. Animais abandonados à própria sorte em logradouros públicos têm potencial para transmitir doenças importantes à população humana e animal dos locais por andam transitam. O abandono de animais, pela crueldade e pelo desrespeito à Saúde Pública que encerra, é proibido por leis federais e municipais, mas é apenas uma pequena ponta do iceberg da negligência humana na posse e condução responsável de seus animais.

Como formador de opinião e cidadão consciente de seu papel na sociedade, todo médico veterinário deveria passar a seus clientes, na rotina da clínica, entre uma consulta e outra, noções primordiais de posse responsável. Um dono responsável de cachorro, por exemplo, não deve apenas recolher as fezes de seu cão das calçadas de seu condomínio para evitar uma multa, e sim porque é importante respeitar o direito do próximo de passear em um ambiente limpo. Fezes de cães podem conter parasitos, então seu vizinho também tem o direito de não contrair as doenças que poderiam ser evitadas com uma simples coleta higiênica. Não devemos nunca culpar um animal pelas atitudes de seu dono. O animal é inimputável, mas seu dono, não: ele pode responder judicialmente por crimes ambientais (de maus tratos, exemplo) e até penais, como ocorre na condução negligente de um animal agressor.

O conceito de posse responsável está intimamente ligado à harmonização do convívio entre os animais e o ser humano. Um proprietário responsável cuida da saúde e do bem-estar de seu cão ao mesmo tempo em que protege a saúde e o bem-estar de seu vizinho, evitando que seu melhor amigo assuste pessoas (com latidos e rosnados) ou transmita parasitos em ambientes freqüentados por toda sorte de gente e bichos. Um proprietário responsável educa e socializa seu cão para que ele não pule nos outros, não agrida crianças passeando de bicicleta, entre outras coisas que facilitariam muito o convívio de todos que gostem ou não de animais. Nem todo mundo precisa gostar de bicho, mas todos precisam respeitar o próximo. Nunca devemos esquecer que nosso direito acaba onde o do outro começa.

Seja um proprietário responsável e tenha o insuperável orgulho de ter um cão-cidadão.