Este é o meu quartinho de bagunça. Da embalagem vazia de Chokito ao último livro do Saramago que eu não terminei de ler, você encontrará aqui de tudo um pouco.

terça-feira, maio 13, 2008

Cheiro bom de cachorro molhado

No interminável capítulo da ode de amor eterno ao trabalho, sobretudo agora que eu sou uma criatura vaca-leviana-free, preciso contar uma coisa muito importante pra vocês: esta semana, começou o curso de banho e tosa lá no Instituto de Veterinária da Mangueira. Tenho andado bem feliz e ocupada por conta disso, esse pra mim é um sonho que se tornou realidade!

Trata-se de um curso profissionalizante que une o útil ao agradável: ao mesmo tempo em que ensina a pessoas de qualquer classe sócio-econômica um ofício que encontra alta demanda no mercado pet (um dos que mais cresce no Brasil), também serve para lavar e tosar os peludos do canil coletivo do IJV, que agora não só estarão disponíveis à adoção, como também ficarão sempre limpos e gostosos. Até agora, os caras do canil gostaram muito desse papo brabo de banho, sobretudo porque os alunos curtem acarinhar orelhas fofuchas e têm sempre os bolsos repletos de biscrok e doguitos, finas iguarias que fariam qualquer um até gostar de água.

O curso de banho e tosa tem dois módulos - básico e avançado - de 36h, e é completamente gratuito para o aluno. Da mesma forma que é completamente 0800, é quase completamente impossível conseguir uma vaga nele, posto que há apenas 8 alunos por turma - não dá pra misturar coisas que cortam e queimam com animais inocentes e um número excessivo de pessoas inexperientes -, e duas turmas por bimestre. A relação candidato vaga beira os 120. Algumas pessoas que nunca tinham falado comigo antes vieram me pedir uma "ajudinha" na matrícula, e a eles eu recomendei, com meu ar mais blasé, uma barraca tipo iglu ou uma rede confortável para acampar na fila desde a semana anterior ao primeiro dia de inscrição, pois as vagas acabam logo nos primeiros 45 minutos. A próxima matrícula, aliás, é no dia 23/06/08. Não quero desanimar ninguém, mas eu já dei essa informação a cerca de 1345 pessoas até as 17h de hoje.

Sim, podem tirar o cavalinho da chuva os fofos e fofas que gostariam de fazer o curso só porque é de graça e porque gastam uma fortuna com a tosa do Shi-Tsu, pois ser um dos oito agraciados é quase como passar no vestibular de medicina da USP, com a diferença de que você não precisa estudar nadica, não precisa nem saber ler e escrever, só precisa morar no Rio de Janeiro e ter mais de 16 anos*. E mais só digo quando me aposentar, e se! Até lá, vou lavar muito cachorro com água morna e xampu neutro, e não vou arrematar com perfume ou lacinho, que ninguém merece passar vexame só porque é de graça.

PS importante: ninguém aqui passa perfume no cachorro ou gato para eliminar sua identidade e o tornar ridículo ao seu semelhante, né?

* É só uma coincidência, gente, môdade!...