Este é o meu quartinho de bagunça. Da embalagem vazia de Chokito ao último livro do Saramago que eu não terminei de ler, você encontrará aqui de tudo um pouco.

terça-feira, março 07, 2006

A vida é perfeita por ser imperfeita.


Outro dia a TeAmo me disse algo sobre minha filosofia de vida. Estanquei ali: fiquei chocada de saber que eu tinha uma filosofia de vida. Ainda acho que não tenho. A gente só tem filosofia se pensa nisso. Eu não. Sou uma prática, e não teórica. Ainda assim, por ter essa pulga plantada atrás da orelha, estou lendo "Mais Platão, menos Prozac" (aliás, li 3 páginas completas no carnaval, e só não li mais porque o livro praticamente clama por um uisquinho). Tenho esperança de que a filosofia me livre, um dia, das tarjas pretas.

Pra mim está muito claro que a vida boa não é aquela que a gente persegue (a vida perfeita), mas esta aqui, toda errada, de cabelo roxo por falta de divã, de homens impossíveis por falta de joelhaços amigos; a vida surpreendente dos acertos casuais - raros, no caso de uns e eus e outros - e das felicidades efêmeras mas constantes das luzes douradas do sol, do cheiro bom do abraço da pessoa amada e dos pêlos eriçados de tesão.

Nem tudo na vida é karma. Nem tudo na vida é bom. Mas o conjunto da obra, de uma forma ou de outra, é muito agradável. E faz a gente, vez por outra, sonhar com a eternidade.