Este é o meu quartinho de bagunça. Da embalagem vazia de Chokito ao último livro do Saramago que eu não terminei de ler, você encontrará aqui de tudo um pouco.

quarta-feira, agosto 09, 2006

O vento sob minhas asas


Acho que assisti "Beaches" bem umas vinte vezes, só na adolescência. Pra quem não sabe, "Beaches" é aquele filme sobre duas amigas de vida inteira, uma delas interpretada pela Bette Midler, que também canta, nessa trilha, a faixa mais triste de toda a indústria fonográfica de Hollywood: "Wind Beneath my Wings". Pois eu cresci apostando nessa história de que, dentre todos os amigos que vão e vêm, ao menos um eu teria como referência pro resto da vida; e que seria justamente a este que eu confiaria minha memória e meus maiores segredos, a criação de meus filhos no advento de uma desgraça e o testemunho passional de minha existência.

Na verdade, eu fui além do plot dessa estória: apostei que, dentre amores que vêm e vão, um deles seria eterno -- e não apenas enquanto durasse -- e se prolongaria por outras vidas; e que nossos filhos cresceriam em meio a fotos P&B e cartas perfumadas, documentos históricos do florescimento do amor pleno de seus pais da adolescência em diante. Quando eu digo que apostei nisso, quero dizer que dei o que tinha e não tinha. E hoje, sentada diante de meu gerente de dívidas afetivas, é deveras vexada que puxo um retalho daqui e outro dali pra tampar, como posso, os buracos formados em meu esfarrapado coração romântico nesse processo; furos maiores ou menores, que ora eu enfeito com flores, ora disfarço com uma lua cheia ou um céu estrelado... e ora apenas mantenho limpinhos e ordenados, pra que sejam paulatinamente ocupados pelo novo locatário, que a cada dia traz mais uma pequena peça de sua encantadora mobília.

Ontem, voltando de Salvador, olhei pela janela e tive a nítida sensação de que nada havia entre a aeronave e o chão. Nada, além da iminência da queda livre. Nada, além de um grande vazio.

Foi a primeira vez que percebi o quão grandioso é esse estranho sentimento de perda daquilo que nunca tive. Eu quis me apoderar do vento, mas ele só existe enquanto voamos.

O amor, essa grande ilusão.

***


Did you ever know that you are my hero
and everything I wish I could be?
And I can fly higher than an eagle
for you are the wind beneath my wings.

(The wind beneath my wings, de Larry Henley & Jeff Silbar)