Este é o meu quartinho de bagunça. Da embalagem vazia de Chokito ao último livro do Saramago que eu não terminei de ler, você encontrará aqui de tudo um pouco.

sexta-feira, março 31, 2006

Breaking Up

Esta semana, duas das minhas amigas mais queridas terminaram seus namoros. Para elas, fiz esta tradução totalmente livre dum livreto da Yolanda Nave chamado "Breaking Up". O texto perde muito sem as lindas ilustrações, mas minha intenção foi das melhores.

Que o vazio de vocês, lindas, não doa por mais tempo que o necessário.

Com todo o meu amor,

Van


Breaking Up
de Yolanda Nave
Tradução livre e louca de VanOr


Fim.

Estar sozinha é uma coisa.
Estar sozinha porque foi deixada é outra bem diferente.
Assim que te dizem que você não é mais querida ou amada... você se sente um lixo e começa a sofrer. Aí se sente inapta, inadequada... e positivamente boa pra porra nenhuma. No entanto - com algum esforço - você consegue se fazer sorrir.

Pra provar que não restam mágoas, ajude-o a empacotar as coisas dele. Comece pelas roupas: [...] ao separar as meias, guarde com você um pé de cada par (por razões puramente sentimentais, claro). [...] Dê a ele metade de todas as peças e depois diga adeus.

E não olhe para trás.

Embora haja algumas coisas que não se possa fazer sem ele... anime-se com aquilo que você pode fazer sozinha.

Repare que a tampa do vaso sanitário nunca mais ficou levantada. [...] E que nunca mais houve uma discussão pra ver quem comeria o último cookie de chocolate. [...]

Aproveite o espaço extra em seu guarda-roupa e, enquanto você se distrai com isso, livre-se daquelas besteiras que ele esperava que você usasse.

Quando o qualéonomedelemesmo vier lhe pedir desculpas, apenas concorde com ele. E aproveite pra dizer que não, você não tem idéia de onde possam estar as coisas dele que você cuidadosamente jogou na lixeira.

Ligue praqueles amigos do seu ex que você nunca suportou e jogue-lhes na cara tudo o que você nunca disse por educação.

Exercite sua independência! [...] E pese-se: você está cada dia mais magra. Sorria.

Na hora de dormir, vista sua camisola de flanela mais feia e largada, a menos sexy e e a mais maravilhosamente confortável. Durma sem escovar os dentes. Se você não acha que dormir sozinha seja exatamente divertido, de uma forma ou de outra, acabará se ajustando. [...]

O tempo não passa quando você não está se divertindo, mas é pra isso que serve o tempo: para curar feridas, melhorar as coisas. Em breve você verá que pra cada problema há uma solução.

E, pouco a pouco, aquela velha sensação de solidão começará a se transformar numa coisa chamada "liberdade".

Início.