Este é o meu quartinho de bagunça. Da embalagem vazia de Chokito ao último livro do Saramago que eu não terminei de ler, você encontrará aqui de tudo um pouco.

sexta-feira, junho 09, 2006

"O caçador de pipas", o sofrimento e a intoxicação alimentar

Ontem terminei de ler "O caçador de pipas", do American afegão Hosseini -- o primeiro livro que eu li quase que exclusivamente no ônibus de casa pro trabalho, e do trabalho pra casa. Mas não é por isso que eu lembrarei para sempre das belas parábolas sobre amizade, honra, amor, fidelidade, perdão e redenção de que trata o livro. "O caçador de pipas" mudou para sempre minha percepção do ser humano, esse bicho vacilão, que vez por outra me faz perder a fé no mundo; mas com tanta bondade latente, que faz minha fé atonar novamente. Nem preciso dizer que chorei como nunca chorei lendo livro algum -- e choro agora de novo, só de pensar nessas crianças afegãs que viveram comigo nesses últimos dias. É um sofrimento bom, um sofrimento estranho; uma vontade de fazer vigília em frente à casa do autor e lhe beijar os pés por ter me propiciado tamanho prazer; mas, sobretudo, vontade de obter dele uma garantia de que nada daquilo existiu, que nenhuma daquelas crianças sofreu, que tudo não passa de ficção. O pior -- e daí vem o sofrimento -- é que eu sei que vivo num mundo estranho, povoado por humanos; que humanos são capazes das coisas mais belas. E das coisas mais feias.

Pra catalizar ainda mais o meu sofrer, nas últimas horas de ontem, eu desenvolvi um quadro assustador de gastroenterite aguda por intoxicação alimentar: esvaziei meu tubo digestivo por todos os poros e, se eu fosse um bebê, certamente teria morrido. É incrível como a perda de líquidos e eletrólitos enfraquece e dificulta as coisas mais simples, como manter os olhos abertos, andar e até falar.

Pode ser que eu apenas tenha ficado fragilizada por causa de Amir e Hassan, os caçadores de pipa que vão morar pra sempre comigo. Mas também é possível que eu tenha arrumado uma gastroenterite simplesmente para expiar os pecados do mundo. Em todo caso, eu teria que morrer mil vezes para nem chegar perto disso.

Mesmo assim, "Por você, eu faria isso mil vezes."

PS: expiando os pecados do mundo ou não, vou solicitar à Vigilância Sanitária que faça uma visita ao estabelecimento onde eu ontem comi um salgado estragado exatemente 2h antes de vomitar pela primeira vez. Se vocês passarem pelo mesmo problema, registrem uma reclamação na Vigilância, porque esses manés que vendem comida imprópria podem acabar matando alguém:


COMO REGISTRAR UMA RECLAMAÇÃO SOBRE ALIMENTOS NA VIGILÂNCIA SANITÁRIA MUNICIPAL

Por telefone:
Ligar para 2503-2280 ou 2215-0690, fornecendo os seguintes dados:
* Motivo da denúncia;
* Endereço e nome do estabelecimento e, se possível, o nome do proprietário ou responsável;
* Nome, endereço e telefone do requerente (não é obrigatório).

A reclamação será registrada na "Ficha de Reclamação Interna" (F.R.I.) e o número será fornecido para o requerente, que poderá acompanhar o andamento da F.R.I. através dos telefones 2503-2280 ou 2215-0690.

Pessoalmente, dirigir-se ao:
*Protocolo Geral do Centro Administrativo São Sebastião (C.A.S.S.)
Rua Afonso Cavalcanti, 455 - Térreo- Cidade Nova - Rio de Janeiro/RJ ou

*Protocolo da Região Administrativa de cada bairro.

Preencher formulário próprio, onde deverá constar:
*Nome, endereço, n° da identidade, telefone do requerente
* Exposição dos motivos da reclamação, com seu respectivo endereço e se possível o nome do proprietário ou responsável da mesma;


ACOMPANHE SEU PROCESSO:


Você receberá um Protocolo com um nº identificador do processo, após 3 dias:
Ligue para o "Disque Processo", tel. 2503-3333 ou dirija-se ao
Protocolo Geral do Centro Administrativo São Sebastião (C.A.S.S.)
Rua Afonso Cavalcanti, 455 - Térreo- Cidade Nova -Rio de Janeiro/RJ
Forneça o nº identificador do Protocolo e obtenha o nº do processo


De posse desse número, você poderá consultar o processo
Por telefone:
2215-0685
Pessoalmente:
Superintendência de Controle de Zoonoses, Vigilância e Fiscalização Sanitária - Protocolo
Rua do Lavradio, 180 / 2º andar - Centro

Caso o requerente queira ter acesso às informações contidas na reclamação ou no processo a fim de instruir processo judicial ou por outra finalidade, deverá requerer uma Certidão de Inteiro Teor, através de requerimento próprio junto ao:

Protocolo Geral do Centro Administrativo São Sebastião (C.A.S.S.),
Rua Afonso Cavalcanti, 455 - Térreo - Cidade Nova- Rio de Janeiro/RJ.