Este é o meu quartinho de bagunça. Da embalagem vazia de Chokito ao último livro do Saramago que eu não terminei de ler, você encontrará aqui de tudo um pouco.

quinta-feira, dezembro 14, 2006

Tempo de cartões.

Nesta época do ano, vez por outra a gente se surpreende com um cartão de Natal que um colega de trabalho te entrega no elevador, olhos marejados, pedindo pra você só ler em casa. E, não resistindo à curiosidade, vício humano, eu mal dou dois passos fora do elevador e já começo a chorar só de abrir o envelopinho com meu nome.

Hoje eu recebi um cartão do Guarda Municipal mais maneiro do Rio de Janeiro, o Subinspetor do Canil da Guarda, Marcelo. Ele deu um curso de socialização e manejo de cães pra minha equipe nas últimas semanas, e este foi o pontapé inicial de um projeto lindo que eu e minha nova chefe vamos implementar no próximo ano. O projeto é algo de tão sensacional que me fez cair novamente de amores pelo meu trabalho, pela vida, e ATÉ pela administração pública; me devolveu a fé no futuro da Humanidade e um sentido forte pra minha vida profissional, porque até então eu pensava que tinha feito veterinária só pra não ser presa na cela dos comuns. Tanto que já fiz de um tudo nessa vida, na expectativa de encontrar minha real vocação. E eis que eu descubro, burra velha já, que minha real vocação é trabalhar no meio da cachorrada, assim como a vocação de um pinto é ciscar no lixo. Mas isso não vem ao caso. (um dos motivos d'eu ter sido rotulada de bipolar era essa coisa de dar mil voltas até entrar no assunto de fato).

Pois o assunto de fato é este texto, que o Marcelo, um adestrador e cachorreiro da pesada, pôs no cartão que me fez chorar, simplesmente porque reforçou minha convicção de que eu sou um cachorro:


Já se imaginou agindo com a sabedoria canina?

A vida teria uma perspectiva mais amistosa:

Tente:


1- Nunca deixe a oportunidade de sair para um passeio.

2- Experimente a sensação do ar fresco e do vento na sua face por puro prazer.

3- Quando alguém que você ama se aproxima, corra para saudá-lo.

4- Quando houver necessidade, pratique a obediência.

5- Deixe os outros saberem quando invadiram o seu território.

6- Sempre que puder tire uma soneca e se espreguice antes de se levantar.

7- Corra, pule e brinque diariamente.

8- Coma com gosto e entusiasmo, mas pare quando estiver satisfeito.

9- Seja sempre leal.

10- Nunca pretenda ser algo que você não é.

11- Se o que você deseja está enterrado, cave até encontrar.

12- Quando alguém estiver passando por um mau dia, fique em silêncio, sente-se
próximo e, gentilmente tente agradá-lo.

13- Quando chamar a atenção, deixe alguém tocá-lo.

14- Evite morder quando apenas um rosnado resolver.

15- Nos dias mornos, deite-se de costas sobre a grama.

16- Nos dias quentes, beba muita água e descanse embaixo de uma árvore frondosa.

17- Quando você estiver feliz, dance e balance todo o seu corpo.

18- Não importa quantas vezes for censurado, não assuma a culpa que não tiver e não fique amuado... corra imediatamente de volta para seus amigos.

19- Alegre-se com o simples prazer de uma caminhada.

20- Ame seus amigos incondicionalmente.



Texto atribuído à Vininha F.Carvalho, vice presidente da Liga de Prevenção a Crueldade Contra o Animal e editora da Revista Ecotour.