Este é o meu quartinho de bagunça. Da embalagem vazia de Chokito ao último livro do Saramago que eu não terminei de ler, você encontrará aqui de tudo um pouco.

sábado, fevereiro 17, 2007

Nessinstante

Hoje eu fiz uma descoberta lingüística incrível: quando um baiano diz "Vai ficar pronto" ou "Vou fazer não-sei-o-quê" nessinstante, ele não quer dizer nada como "U-hu, é pra já!", ou "Demorô, galera, vamos nessa!", ou ainda um entusiástico "Só se for agora!". Na verdade, "nesse instante", que pronunciado em perfeito baianês vira uma palavra só, está mais para: "Oxente, siminino, que pressa da moléstia é essa?", ou "Ah, agora não, daqui a um 'cadinho...", ou ainda, que é o que me pareceu a acepção mais comum: "Pode tirar seu cavalinho da chuva, seu paulista/carioca/gringo apressadinho, porque vai demorar à vera -- ou você não sabe que aqui na Bahia é tudo slooooow?"

Fiz esta grande descoberta quando chamei meu sobrinho pra ir à piscina, mas ele estava ocupado demais brincando com a pista de corrida mais incrível do planeta Terra (OK, vou tentar não me repetir), então me disse: "Nessinstante." Aguardei um instante, olhando bem praquele corpitcho miúdo que não fazia menção alguma de sair do lugar, e repeti o chamado: "Simbora, moleque! Vamos pegar o sol das crianças pra você não ter câncer de pele." E ele me olhou, entre revoltado e impaciente com minha santa ignorância e gritou, todo nervosinho: "Eu já disse que vou nessinstante!" A frase foi entoada com uma natural interjeição de irritação que crianças de quatro anos ainda não sabem usar, mas se soubessem, usariam, como: "Eu já disse bla bla bla, caralho/cacete/porra!"


E aí veio minha cunhada m'explicar o significado de nessinstante, que ela, como haole-paulista aqui, também custou a compreender. Mas fez muita expectativa de eficiência até que a ficha caísse.