Este é o meu quartinho de bagunça. Da embalagem vazia de Chokito ao último livro do Saramago que eu não terminei de ler, você encontrará aqui de tudo um pouco.

domingo, junho 11, 2006

Deu na Época: o vegetarianismo é geral!


Que a carne é fraca, todo mundo já nasce sabendo. Depois de 15 dias sem pôr carne na boca --exceção feita ao pescado, embora eu reconheça que se os peixes não são vegetais nem minerais, eles deveriam estar fora de um dieta vegetariana, mas cada um só faz o que pode --, na última quarta-feira, eu quebrei minha promessa e caí dentro de uma mortadela.

Mortadela: embutido com mais amido e nitrito que carne, com sabor artificial de carne e aroma artificial de mortadela, do tempo em que mortadela era, de fato, mortadela.

E aí, porque caí no conto do pão com mortadela, me deixei levar por carnes processadas ainda mais extravagantes e terminei vítima de uma rotavirose sem precedentes históricos ou histéricos. Se eu pudesse voltar no tempo, eu teria olhado fixamente praquela mortadela e, mais tarde, praquele presunto que recheava um salgado que eu comi no dia em que adoeci e diria: VADE RETRO, SATANAS!


Resumindo: tudo bem que algum porco nojento manipulou um alimento que eu comi na rua com a mão suja de diarréia rotaviral (uma das hipóteses epidemiológicas que mais me aflige), mas algo me diz que eu nunca estaria assim se não tivesse comido carne. A carne não só é fraca, como enfraquece. Criei verdadeiro horror. Por quanto tempo -- 10, 15, 25 dias --, eu não sei. Só sei que se eu me salvar dessa gastroenterite, e o médico de 16 anos que me mal atendeu hoje me garantiu que eu não vou morrer de rotavirose, prometo parar de comer carne vermelha.


E a matéria de capa da Época desta semana dá um enorme apoio psicológico para eu me manter-firme nessa decisão. Na página 93 tem um bate-bola com o Peter Singer, autor de "Libertação Animal" (que eu só lerei quando estiver recuperada de "O caçador de pipas"); achei pouco esclarecedor e me parece que as respostas do Singer foram editadas fora de contexto, mas ainda assim, no geral, a matéria sobre vegetarianismo desta Época pretende informar àqueles que tendem a abolir a carne da dieta por amor aos animais, saúde ou viadagem. Ou, como é o meu caso: por todas as opções supracitadas.