Este é o meu quartinho de bagunça. Da embalagem vazia de Chokito ao último livro do Saramago que eu não terminei de ler, você encontrará aqui de tudo um pouco.

quinta-feira, maio 17, 2007

Efeito Vanessa Atalanta

Foi aos oito ou nove anos que eu descobri que Vanessa é um nome genérico de borboleta. Eu tinha sido obrigada a ler na escola "O caso da borboleta Atíria", assim como me obrigaram a ler tudo da Lygia Bojunga e, de quebra, "O escaravelho do diabo". Não sei quais eram os critérios literário-psicopedagógicos daquela época remota, em que crianças tinham de debater sobre livros que eram obrigadas a ler (não existia a noção da leitura lúdica, eu acho).

OK. Pois foi aos 34 e muito que eu descobri o filme "Efeito borboleta". E isto me tornou uma psicopata da roteirização da vida. Não tenho tempo pra explicar, pois, enquanto escrevo, alguma coisa irreversível pode estar acontecendo a uma pessoa a quem eu quero muito bem, ou quereria, no futuro, mas como eu disse, estou sem tempo pra explicar.

O nome desse efeito pode perfeitamente e vanessa-atalanticamente ser "efeito Concha Y Toro" ou "efeito Porca de Murça", e os enólogos de baixíssimo calão poderão entender o que eu estou dizendo. Mas, como eu ia dizendo, estou sem tempo de explicar. Resolvi que, há 20 anos, quando detectei uma séria anomalia comportamental na mãe de um ex-amigo, que se tornou ex-namorado, se eu tivesse dito pra ele: "te trata, que tua mãe é muito doente", ele mesmo não teria adoecido. E nem essa vaca anômala teria se tornado minha ex-sogra, e eu não teria, hoje, este ódio conceitual das sogras.

Se eu não tenho namorado hoje, é simplesmente porque eu não suporto a idéia da sogra. São raros os homens com menos de 50, física e mentalmente sadios, que têm mãe devidamente morta.

Pode até ser chocante pra vocês, que me acham legal e me acham boa, mas in vino semper veritas: se tem coisa que eu não suporto é sogra. Namorado bom é namorado com mãe morta, de preferência desde o parto. Eu sou tão altruísta que juro que me mato, tão logo o meu primogênito arrume a primeira namoradinha aos 10 anos de idade. Não quero traumatizar criança alguma, quanto mais as minhas.