Este é o meu quartinho de bagunça. Da embalagem vazia de Chokito ao último livro do Saramago que eu não terminei de ler, você encontrará aqui de tudo um pouco.

sábado, outubro 13, 2007

Alô, Porto Alegre!

Cena de "O Casamento", um dos temas da aula-palestra d'O Conselheiro


Finalmente cumpri minha promessa de vir à Porto Alegre para rever amigos e, lógico, assistir à peça que marca minha estréia como coautora, co-roteirista ou codramatruga (sou tão nova e ignorante no ramo que desconheço o termo correto pra isso).



"O Conselheiro", que foi uma maluquice que o Michele (fala-se Miquéle) Caetano me convenceu a escrever com ele por e-mail, foi uma gestação não planejada que deu muito certo. O filhote é bem simpático, tem o humor auto-crítico da mãe e a cagação de regra do pai (hahaha, ele está aqui querendo me estrangular!). É claro que só um textículo de 34 páginas não transforma nada em uma "comédia mau humorada"-- aliás, o subtítulo da peça, que é sobre um conselheiro matrimonial visceralmente contra o casamento e que tem lá suas opiniões implicantes sobre homens, mulheres e a paixão, essa doença da qual todos querem padecer, mas muitos (como o próprio Conselheiro) não o assumem. Foi necessário ter por trás a direção e a inventividade do Michele, fundamentais pra driblar a chatice conceitual de um monólogo, e a atuação brilhante do Miguel Ramos e sua "interlocutora", a talentosíssima bailarina flamenca Ana Medeiros.



Pois mal aportei neste Porto Feliz, e o Michele me levou aos estúdios da Rádio Gaúcha (nada mais típico), para dar uma entrevista sobre a peça. No dia seguinte, ontem, a RBS (a Globo daqui) fez uma filmagem de trechos da peça e entrevistou o ator, a bailarina, Michele e eu. Fui franquíssima, claro, e disse que não saberia dizer do que se trata a peça, porque escrevi há tanto tempo que me esqueci. Era pra ser uma crítica severa à falta de incentivo à cultura no país, pois a peça só aconteceu pela grande teimosia do Michele, mas soou como se eu tivesse Alzheimer.



Beeeeem capaz, como se diz por aqui.
O Conselheiro está em cartaz no Teatro Carlos Carvalho, no Espaço Cultural Mário Quintana, à Rua dos Andradas (Rua da Praia), de sexta a domingo, às 20h, até o dia 21 de outubro de 2007.