Este é o meu quartinho de bagunça. Da embalagem vazia de Chokito ao último livro do Saramago que eu não terminei de ler, você encontrará aqui de tudo um pouco.

segunda-feira, junho 02, 2008

Mudando de assunto

Creme de pêra e alho poró

Ingredientes:

- 2 colheres (sopa) de manteiga sem sal
- 150g de alho-poró lavado e desfiado
- 700g de pêras descascadas, cortadas em 4, sem o miolo
- 1 colher (sopa) de poire ou outro aguardente
- 100ml de vinho branco
- 1 litro de caldo de legumes
- sal a gosto
- pimenta-do-reino moída na hora
- salsa picadinha

O que fazer com tudo isso:
- Derreta a manteiga e cozinhe o alho-poró em fogo baixo até que esteja macio, mas não dourado.
- Junte as pêras, o aguardente e o vinho e deixe ferver. Adicione o caldo, deixe ferver e abaixe o fogo. Cozinhe até que as pêras fiquem macias.
- Passe tudo no liquidificador e volte à panela.
- Tempere com sal e pimenta. Sirva quente polvilhado com salsinha picada.

***

Eu sei que é exótico, mas é que quando eu tenho saudades da Lála, me bate a maior fome. Fiz até inscrição num curso de culinária pra que os dias passem rápido até o próximo feriado prolongadíssimo. Nesse interim, espero aprender a diferença do aipo pro alho poró. Vistos assim, lado a lado numa tela, parecem quase gêmeos pra mim.