Este é o meu quartinho de bagunça. Da embalagem vazia de Chokito ao último livro do Saramago que eu não terminei de ler, você encontrará aqui de tudo um pouco.

segunda-feira, outubro 02, 2006

Palestras no CCBB

Deu no blog do Prosa e Verso (O Globo), de 29/10/06:


Interpretações do Brasil

Semana que vem começa no CCBB o ciclo de conferências "Interpretações do Brasil". Acadêmicos vão discutir as diferentes visões do Brasil elaboradas por clássicos do nosso pensamento social como Celso Furtado, Gilberto Freyre e Oliveira Vianna. Como o período eleitoral é um momento em que todo mundo tenta entender o país ("o que querem dizer as intenções voto?", "que mensagem os eleitores mandarão para os políticos?", "que Brasil emerge das urnas?"), pedimos aos participantes do evento que respondessem: que aspecto do Brasil de hoje pode ser pensando à luz da obra desses autores? O que, nessas visões do Brasil, continua atual? As respostas estão no Prosa & Verso de amanhã.

Programação:

As palestras são realizadas sempre às 18h, com entrada franca. Abrindo o ciclo, Ricardo Benzaquen Araújo apresenta o trabalho do autor de Casa Grande e Senzala, Gilberto Freyre, no dia 06/10. Depois, é a vez de Helena Bomeny relacionar, dia 11/10, a valorização da educação por Darcy Ribeiro e a situação atual das escolas no Brasil. Dia 18/05, Elide Rugai Bastos traz um panorama dos conceitos elaborados por Sergio Buarque de Holanda. A cientificidade da raça proposta por Oliveira Vianna está na pauta de André Botelho, em 19/10, enquanto no dia 20/10, Ronaldo Conde Aguiar fala sobre a ‘redescoberta’ tardia da obra de Manoel Bomfim. No dia 25/10 é a vez de Mirian Limoeiro debater sobre o grande filósofo brasileiro Florestan Fernades. No dia seguinte, Aluízio Alves Filho mostra o lado adulto da obra de Monteiro Lobato. Fechando o evento, o ex-presidente do BNDES e ex-reitor da UFRJ Carlos Lessa defende as propostas desenvolvimentistas de um de seus mestres, o economista Celso Furtado, no dia 27/10.

CENTRO CULTURAL BANCO DO BRASIL - Rua Primeiro de Março, 66
Mais informações: 3808-2020



Quem chegar por último é mulher do padre!