Este é o meu quartinho de bagunça. Da embalagem vazia de Chokito ao último livro do Saramago que eu não terminei de ler, você encontrará aqui de tudo um pouco.

sexta-feira, abril 20, 2007

Lady Laura do céu santíssimo!

Às vezes a gente precisa ficar um mês longe de uma pessoa pra criar o distanciamento crítico necessário para sacar quem, afinal, ela é. Pois eis que hoje eu descobri que meu personal filhote de viking, Jacob, que passou uma temporada aqui baixando músicas no meu iTunes e abastecendo seu gigacavalar iPod, é fã do Rei Roberto Carlos.

Eu dei Chico Science pro cara ouvir. Dei Tom, Elis, Lulu, Nando Reis, Lenine, Chico, Caê, Gil, Bebel Gilberto, MM, DJ Patife, Cássia Eller, Itamara Koorax, Gonzaguinha, Rappa, Djavan, enfim, eu fui eclética. Fui, porque não queria induzi-lo a nada, mas, de certa forma, eu torcia pra que ele gostasse pelo menos dos Novos Baianos. Só que -- descobri agora! -- ele gostou mesmo foi de Roberto Carlos: hoje abri a função shuffle do meu iTunes e dei de cara com "Lady Laura". Achei que fosse só um surto do meu cérebro eletrônico, adiantei uma faixa, e logo caí em "Calhambeque" (bibi). Eu tive de ouvir o Bibi, que não ouvir uma música da Jovem Guarda até o fim há de ser algum tipo de pecado capital para o qual não há perdão divino. E aí, duas faixas depois, o iTunes tocou "Cavalgada".

Mermão, abre um parágrafo aqui: que qué isso!!! Fiquei arrepiada com Cavalgada!!! O que é a letra dessa música?!? Foi só então que eu entendi porque mulheres domésticas, histéricas mas íntegras, jogavam suas calcinhas pro Rei: a música é soft-porn na veia! Coisa boa, arrepiante, mas o arranjo, infelizmente, é uma boa merda. Um bostume completo, nada ali presta: das cordas à bateria, tudo é cafona. É música pra caminhoneiro mermo, do tipo que passa horas ao voltante vendo estrelas que mudam de lugar numa estrada que não finda.



E aí eu me pergunto: como foi que um dinamarquês que só conhece meia dúzia de palavras em português conseguiu curtir "Cavalgada", dessa maneira arranjada e cantada pelo nasofônico Rei? Como ele gostou duma música ruim com letra boa sem entender a letra? Será que ele intuiu?

Muito estranho, esse viking. Ou eclético, ainda não sei. Não vou tascar um rótulo no cara só por causa da predileção pelo Rei, que com soberania não se brinca. Quem é Rei aqui, é Rei na Dinamarca e em qualquer lugar do mundo, mas pô: não tinha nem uma faixa dos Mutantes no iTunes. Fiquei intrigadaça com isso. Numa boa.